As dificuldades que os praticantes de triathlon na cidade de Santos, encontram quando saem para treinar na modalidade de ciclismo

O rabogésimo do triathlon
09/03/2001
O efeito do treinamento de força geral em triatletas do sexo masculino
09/11/2004
Mostrar todos

RESUMO

O triathlon e uma modalidade desportiva olímpica, com motivação e características individuais, compostos pela combinação de natação, ciclismo e corrida, sendo que o ciclismo apresenta um grande número de detalhes técnicos, custo financeiro e o seu treinamento e realizado através de quilometragens semanais, com variação de percursos. Este trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades encontradas pelos praticantes do esporte triathlon na cidade de santos, quando estes saem para treinar na modalidade de ciclismo. Colhemos informações com 63 triatletas do sexo masculino, residentes na cidade de santos, que praticam o esporte há pelo menos 6 meses. O trabalho foi desenvolvido com base numa pesquisa em forma de questionário que continha quatro questões. Os resultados mostraram que as dificuldades referem-se à falta de respeito dos motoristas, transito pesado, ruas e estradas esburacadas, falta de acostamentos e segurança policial. Constatamos ainda que 58 deles (92%) treinam 04 vezes, o restante (8%) 03 vezes por semana. Observamos também que a quilometragem semanal varia de 120 km a 300 km, e que os locais mais utilizados são: avenida portuária, estrada Rio-Santos, estrada Santos-Itanhanhem e quilombo. Concluiu-se que essas dificuldades estão ligadas à falta de um local próprio, sinalizado e seguro além de uma política coerente ligada a melhoria dos transportes urbanos e ferroviários, educação e reconhecimento da mídia e sociedade local.

Referência Bibliográfica
DOMINGUES FILHO, L. A – Anais do XIV Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Brasil – Ponta Grossa, PR; pág. 264; 2002.